Regulamento
 
 

13º FESTIVAL YOSAKOI SORAN DO BRASIL

OUTUBRO/2015

NORMAS E INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

Inscrições: 25 de MAIO ~ 20 de JUNHO.

 

1-INSCRIÇÕES / CATEGORIAS

1.1-Período das inscrições de25 de maio a 20 de junho de 2015.
1.2-Poderão se inscrever quaisquer grupos de Yosakoi Soran do Brasil.
1.3-Os grupos poderão se inscrever nas seguintes categorias:
a.            Shinjin (categoria iniciante);
b.            Juvenil (média de idade* até 15 anos);
c.            Adulto (média de idade* acima de 15 até 40 anos);
d.            Master (média de idade* acima de 41 anos);
*Cálculo da média de idade: soma de todas as idades dos integrantes, dividido pelo número de integrantes.
1.4-A categoria denominada SHINJIN não concorre aos prêmios do evento
 
2-RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS PARA A ASSOCIAÇÃO:
  • Ficha de inscrição preenchida corretamente - entre os dias 25/05/2015 a 20/06/2015 no site do evento.
  • Cópia digital do documento (RG, Carteira de Motorista ou Certidão de Nascimento) de todos os integrantes - até 30/06/2015.
  • Cópia digital da autorização de uso de imagem (foto e filmagem) de todos os integrantes, de acordo com modelo fornecido pela Associação YosakoiSoran do Brasil - até 30/06/2015.
  • Foto do grupo para o programa do evento, em formato JPEG e em alta resolução - até 30/06/2015. Os grupos que não enviarem a foto até a data solicitada, será utilizada a foto do ano anterior.
  • Música em formato mp3 + cd de ÁUDIO. - até 30/06/2015.
2.1-A falta de documentos e/ou informações corretas acarretará na desclassificação do grupo, que poderá, ainda assim, apresentar-se pela categoria Shinjin.
 
3-PREMIAÇÕES

Serão premiados os 3 (três) primeiros colocados de cada categoria (exceto a categoria Shinjin) e 1 (um) Campeão Geral (Grand Prix).

4-APRESENTAÇÕES

4.1-Sábado 17 de Outubro - apresentação de rua: As apresentações de sábado serão realizadas na rua, no período da tarde, e cada grupo deverá dançar 3 (três) vezes seguidas a mesma coreografia.
4.1.1-O percurso de rua é composto por 03 (três) apresentações consecutivas.



4.1.2-O grupo iniciará a primeira apresentação após o espaço da Concentração. Cada apresentação deverá percorrer a extensão de 50 (cinquenta) metros. Todos os integrantes do grupo devem, obrigatoriamente, ter percorrido metade dessa distância (25 metros) até o fim da apresentação. A rua a ser utilizada será uma das pistas da Avenida Tiradentes - em frente à Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória - tendo a largura de 7 (sete) metros livre. (Ver Anexo 1)
4.1.3-Cada grupo terá o tempo de 2 (dois) minutos entre uma apresentação e outra. Nos primeiros 30 (trinta) segundos, todos os integrantes (staffs, fotógrafos, além dos acessórios e instrumentos, etc) devem deixar a pista em que acabaram de se apresentar e se dirigir para o espaço de Transição. Em seguida, devem se posicionar para a apresentação seguinte.O release será lido durante este tempo de 2 (dois) minutos. Cada espaço de Transição possui o comprimento de 20 (vinte) metros.
4.1.4-Ao final das 03 (três) apresentações, o grupo deverá chegar ao espaço de Dispersão e terá 1 (um) minuto para liberar este espaço (acessórios, instrumentos, etc) para o grupo seguinte.
4.1.5-O grupo deve usar a mesma música, coreografia e figurino nas 03 (três) apresentações. Os jurados estarão dispostos ao longo do percurso da segunda apresentação.
4.1.6-Fotografia e filmagem: cada grupo terá o direito de levar até 2 (dois) responsáveis por fotografia e filmagem (podendo ser um fotógrafo e um cinegrafista, ou pela preferência do grupo), devidamente cadastrado(s) até a data de 30/06/2015 e portando a credencial fornecida pela organização do festival.
4.1.7-Ao final de todas as apresentações de rua, todos os grupos se reunirão no espaço de Dispersão e voltarão em direção ao espaço de Concentração dançando o Dokkoisho.  A música do Dokkoisho se repetirá até que todos os grupos cheguem à Concentração.
4.1.8-Não haverá passagem de som prévia nas apresentações de rua.
4.2-Domingo 18 de Outubro – apresentação de palco: os grupos deverão se apresentar 2 (duas) vezes no palco principal.
4.2.1-As apresentações no palco da final serão divididas em 02 (duas) sessões, sendo a primeira com início às 10:30h e a segunda às 16:00h.
4.2.2-Medidas do Palco: 16m (frente) x 12m (profundidade); terá uma marcação no palco de 14m (frente) x 12m (profundidade).
4.2.3-Não serão disponibilizadas varas para manobra para banners, faixas ou bandeiras.
4.2.4-Tempo de apresentação no palco: a música deve ter duração mínima de 3 (três) minutos e máxima de 5 (cinco) minutos. A entrada e a saída de todo grupo do palco, incluindo os acessórios, instrumentos, etc., deve ter o tempo máximo de 1 (um) minuto cada.
4.2.5-A passagem de palco e som iniciará às 08:00h, respeitando a ordem da apresentação dos grupos, que será divulgada no sábado, antes da apresentação de rua. O tempo máximo para a passagem de palco e som será de 10 min para cada grupo. O grupo que não estiver no local no momento em que for chamado, deverá aguardar a passagem de todos os demais grupos terminar, para poder fazer a sua própria passagem.
4.3-As apresentações de sábado e domingo devem ter a mesma música, figurino e coreografias, sendo permitido as variações necessárias somente na coreografia para adaptação de palco para rua.
 
5-PONTUAÇÕES

5.1-A variação da pontuação será de 01 a 10 pontos com fator variante de 0,5 pontos.
5.2-As apresentações serão pontuadas da seguinte forma: serão pontuadas a 2ª (segunda) apresentação de rua realizada no sábado e as apresentações das 02 (duas) sessões realizadas no domingo. A pontuação final de cada grupo será a somatória dessas 03 (três) apresentações, que terão pesos iguais entre si.
 
6-QUESITOS A SEREM PONTUADOS

6.1-IMPRESSÃO: será avaliada a capacidade do grupo de provocar emoções nos jurados de forma explícita. Por exemplo: se a intenção do grupo é provocar medo, o jurado tem que sentir medo, se a intenção é provocar alegria, o jurado tem que sentir essa alegria.
6.2-HARMONIA: será avaliada a forma como os integrantes se apresentam, considerando se há entrosamento entre eles, e também entre os integrantes e a música. O grupo deve estar coeso como um todo, considerando movimentos, roupas, acessórios, desenho do palco, integrantes, tema e música.
6.3-TÉCNICA: serão analisados o contratempo, a definição de movimento (“kirê”) e o ritmo.
6.4-Em caso de empate, o critério adotado para definir a ordem de classificaç será da maior média de notas das sequências acima.

7-PENALIZAÇÕES E OBRIGATORIEDADES

7.1-NARUKO: O uso do naruko é obrigatório e deve ser utilizado por no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) do número de integrantes que se apresentarão, excetuando-se os staffs. O tempo mínimo de uso do naruko deverá ser de 25% (vinte e cinco por cento) da música, não tendo que ser necessariamente contínuo.
7.2-SORAN BUSHI: o refrão do soran bushi é obrigatório e deve ser realizado de forma facilmente perceptível em qualquer momento da coreografia.
7.3-ORIGINALIDADE DA COREOGRAFIA: os grupos não poderão repetir a coreografia e a música do ano anterior.
7.4-RESPONSABILIDADE SOBRE RESÍDUOS: cada grupo é responsável pelo lixo que produz. No final do evento, o espaço destinado para cada grupo deve ser entregue limpo e organizado.

8-STAFF DO GRUPO

8.1.Cada grupo tem direito a inscrever 10 (dez)  pessoas como staff do grupo, que deverão estar identificadas com a pulseira fornecida pela organização.
8.2.Somente 4 (quatro) dos staffs inscritos poderão subir ao palco nas apresentações de domingo. Todos os staffs de palco devem usar roupa totalmente preta (camiseta ou camisa, calça e sapato ou tenis) e a pulseira de identificação fornecida pela organização.
8.3.Na apresentação de rua, será permitido o uso dos 10 (dez) staffs inscritos, e deverão estar devidamente uniformizados (cor e modelo do uniforme dos staffs de rua é de livre escolha do grupo, desde que estejam todos iguais) e utilizando a pulseira fornecida pela organização.

9-MÚSICA

9.1-A música deverá ter duração mínima de 3 (três) minutos e máxima de 5 (cinco) minutos e deverá ser enviada até a data de 30 de junho de 2015 da seguinte forma:
  • em formato mp3 para o e-mail yosakoisoranparana@gmail.com.
  • em CD de áudio, devidamente identificado com o nome do grupo, para o endereço Rua Pastor Anísio Francisco da Silva, 731 – Jd. Alvorada – CEP: 87033-100 – Maringá PR; o cd deve conter apenas a música que o grupo irá apresentar, caso haja outras gravações, o cd será descartado.  
9.2-Caso o grupo necessite de cantor(es) ao vivo, este(s) deve(m) estar inscrito(s) juntamente com os outros integrantes do grupo e sua idade será considerada na média de idade da equipe. A organização disponibilizará 3 (três) microfones para os cantores inscritos. 

10-RESPONSÁVEL PELO SOM

Cada grupo deverá designar uma pessoa responsável para soltar a música no momento das apresentações. Esta pessoa deve ser a mesma no palco e na rua, e portar um pendrive e um cd de ÁUDIO com o arquivo da música para qualquer eventualidade.

11-APRESENTAÇÃO ESPECIAL

O grupo vencedor do Grand Prix deverá se apresentar no final do festival.
 
12-DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1-A penalidade para o não cumprimento dos itens acima será de 10% (dez por cento) da nota final atribuída pelos jurados para cada quesito não cumprido.
12.2-O não cumprimento das regras ou desrespeito à equipe organizadora durante o evento, por parte dos integrantes da equipe ou acompanhante, implicará no desconto de pontos da nota; de acordo com a gravidade, a equipe poderá ser desclassificada e vetada a sua participação nos anos seguintes.
12.3-A organização não se responsabilizará por objetos pessoais ou de valor extraviados no evento. 
12.4-A simples inscrição no evento entende-se concordância com este regulamento. 
 
 


 
Comissão Organizadora:
• Fundador e Presidente de Honra: Hideaki Iijima
• Presidente da Associação YS do Brasil: Sergio Hiroshi Nishitani
• Presidente da Comissão Organizadora do Festival: Rui Yoshio Tamura
• Relações Institucionais: Shudo Yasunaga
• Relações Públicas: Márcia Tamura
• Secretário Associação YS do Brasil: Paulo Ise
• Produção: Agência VQV Publicidade & Eventos

 
 
Associação Yosakoi Soran do Brasil
(44) 3226-4472 / (11) 3541-1809
contato@yosakoisoran.org.br
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