Notícias
  
Carnaval nipo é sediado em Maringá
20/jun/2014 [sex]
Carnaval nipo é sediado em Maringá

Assim como a festa brasileira, o Festival Yosakoi Soran é um dos maiores eventos do Japão, que toma as ruas com música e dança. Aqui, será realizado em 26 e 27 de julho, na ACEMA

 
Yosakoi Soran é um Festival de dança que une dois gêneros musicais japoneses: um da província de Kochi (agrária) e outro de Hokkaido (pesqueira). Yosakoi significa "venha de noite" e é uma canção sobre o amor secreto entre um monge e uma mulher. Aos poucos, se integrou à Soran-bushi, canção que simboliza os costumes de pescadores. Assim, a temática da pesca e da agricultura estão presentes em músicas e coreografias, a exemplo do Naruko, ferramenta usada para espantar pássaros das plantações, que também se tornou adereço nas apresentações.
O evento era realizado em São Paulo até 2012, quando foi trazido a Maringá por uma ação conjunta entre Maringá Convention & Visitor Bureau e Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Gerencia de Turismo e da Agência VQV – Publicidade e Eventos.
O Brasil é o único país com Festival Yosakoi Soran reconhecido fora do Japão pela Associação Sapporo (representante dos grupos de dança). E é Maringá que recebe o evento, tendo um de seus símbolos como cenário: a apresentação de abertura será na praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, no dia 26 às 15h.
Em 2013, foram mais de 10 grupos do estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, totalizando cerca de 400 dançarinos, além do público que ultrapassou 4.000 pessoas nas 2 sessões do evento. Houve mais de 2.000 na grande final, além dos 400 dançarinos de outras localidades. Assim, foram movimentados cerca de R$500.000,00 em toda a operação do evento, por meio de turistas, dançarinos e produção - rendimento que foi reinvestido na economia do próprio município através dos fornecedores, hotéis, restaurantes e transportes. A previsão para 2014 é que este número supere o ano anterior.
Neste ano, mais uma vez haverá transmissão do evento ao vivo pela internet. No ano pasado, mais de 5.000 pessoas puderam assistir às apresentações dessa forma, o que gerou cerca de 6.000 comentários e publicações nas redes sociais.
Na última edição, cinco entidades beneficentes foram ajudadas com as 4 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadadas, através da parceria com o Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá – COPEJEM, que angariou voluntários para fazer a arrecadação e distribuição. As entidades beneficiadas foram: Organização Reviver, Lar dos Velhinhos, Asilo Wajunkai, Núcleo Social Papa João XXII, Albergue Santa Rita de Marilaque.
 
Cronograma:
26.07 – sábado
Local: Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória
15h00 – Apresentação dos grupos
 
27.07  – domingo
Local: Pavilhão de Eventos da ACEMA
Abertura do Evento: 9h00
Horário 1a sessão: 10h00
Horário 2a sessão: 16h00 - Apresentação dos grupos

*A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Fonte: Enter Comunicação Estratégica

Associação Yosakoi Soran do Brasil
(44) 3226-4472 / (11) 3541-1809
contato@yosakoisoran.org.br
Nexus Design