Festival
O Yosakoi Soran é um festival de dança contemporânea japonesa que une tradição e modernidade. Criado em 1991, em Hokkaido (Japão), ele representa uma celebração em agradecimento pelos resultados da colheita e da pesca. Dança e música exaltam os movimentos da atividade pesqueira simbolizando a luta contra o mar e o heroísmo dos pescadores em busca de sustento.

 
No Japão, contou com mais de 2 milhões de espectadores, gerando uma relação comercial de aproximadamente US$ 220 milhões, durante 5 dias. Participaram mais de 44 mil dançarinos, sendo transmitido pelas emissoras de televisão. Nas músicas das apresentações foram elaborados novos arranjos, unindo aos típicos instrumentos japoneses, as guitarras elétricas, bateria e teclado, com ritmos modernos como o pop, rock e o hip-hop.
 
Yosakoi Soran no Brasil
 
“A missão do projeto é preservar e divulgar a cultura japonesa no Brasil, à comunidade japonesa e também a todos os brasileiros”.
 
Desde de 2003 o Yosakoi passou a ser organizado no Brasil, o único país fora do Japão onde o Festival é realizado oficialmente. Dele participam grupos de todo o território nacional, dos quais são escolhidos os 3 melhores, divididos em duas categorias e dentre todos grupos participantes o melhor recebe o prêmio Grand Prix.
As primeiras edições do Festival Yosakoi Soran foram idealizadas e organizadas pelo empresário Hideaki Iijima, com a intenção de divulgar a cultura japonesa no Brasil.
Os dois primeiros eventos ocorreram ao ar livre, como no Japão. Sendo que o primeiro Yosakoi foi realizado nas ruas do tradicional bairro da Liberdade e também na sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo; e o segundo realizado no Parque do Ibirapuera, contando também com uma apresentação no Ginásio. A partir da terceira, o Festival passou a ser realizado no Via Funchal.
Desde a última edição, o Festival passou a ser organizado pela Associação Yosakoi Soran do Brasil, uma organização não-governamental que pretende dar ao evento reconhecimento nacional. 
Em 2013, na sua 11a edição, o festival foi transferido para Maringá, interior do Paraná. A cidade conta com uma ótima infra-estrutura para eventos, além de ser muito propícia para a recepção de projetos como estes.
Um dos grandes diferenciais está na possibilidade de "voltar às origens", tornando as apresentações de rua - como no Japão - parte da programação oficial. 
Este ano a apresentação de rua em movimento, nos moldes de como é realizado nos Festivais de rua do Japão, será a grande novidade. A grande final será realizada no palco principal, em duas sessões. 


PROGRAMAÇÃO 2015

17 de Outubro (Sábado) 

Apresentação de Rua, na Av. Tiradentes, em frente à Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória de Maringá.

18 de Outubro (Domingo)

Apresentação no palco principal na Praça da Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória de Maringá. 

1a sessão - 10h30min

2a sessão - 16h00min


Associação Yosakoi Soran do Brasil
(44) 3226-4472 / (11) 3541-1809
contato@yosakoisoran.org.br
Nexus Design